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Mindfulness treino da atenção com crianças e adolescentes

Escolas Crianças e pré-adolescentes Adolescentes Pais e filhos Outros…

crianças e
adolescentes

O Programa de 6 ou 8 semanas para Escolas segue o Protocolo Mindfulness da Mindful Schools, EUA (www.mindfulschools.org) com diferentes formatos de implementação, adequados à realidade de cada escola, o Programa pode inserir-se no período regular de aulas durante 8 semanas ou ser aplicado como actividade extracurricular.

Formações de 8 semanas em sala de aula (5-18 anos)

1 vez por semana, durante 8 semanas
Cada Sessão tem 15 a 20 minutos

Cada sessão semanal é adaptada à idade dos alunos, abrange temas diferentes, como por exemplo, aprender a utilizar a respiração como uma âncora da atenção, trabalhar o “músculo” da atenção e da concentração.
A matéria aprendida é depois aplicada em sala durante o resto da semana com a ajuda do professor a quem são fornecidos os exercícios.

O curso começará sempre com uma sessão de apresentação aos professores do Programa de 8 semanas de maneira a que fiquem familiarizados com o mesmo. No final será enviado um Relatório de avaliação de resultados sentidos pelas crianças  e Professores.

Se quiser levar o curso para a sua escola, clique aqui

Resultados observados: 

(https://www.mindfulschools.org/aboutmindfulness/research/#reference-37)

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professores

Curso de Introdução ao Mindfulness para Professores

1 vez por semana, durante 4 semanas,
Cada Sessão tem 90 minutos

Os objectivos deste curso são possibilitar que os professores experienciem a prática de mindfulness de maneira a sentirem o seu processo e benefícios, ao mesmo tempo dotando-os da formação e prática necessárias para se sentirem confortáveis no acompanhamento da implementação do curso para crianças ou adolescentes em sala.

Crianças e pré-adolescentes

Oficinas de introdução ao mindfulness para crianças e pré-adolescentes

1 vez por semana, durante 4 semanas,
Cada Sessão tem 90 minutos

Esta formação de mindfulness é dirigida a crianças e adolescentes de acordo com a sua faixa etária:
Grupo A - dos 8 aos 11 anos;
Grupo B - dos 12 aos 14 anos
tem como objectivos ensinar a desenvolver o foco, concentração, gestão das emoções e inteligência emocional (com impacto positivo no relacionamento consigo próprio e com os outros) através do treino da atenção.

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Adolescentes

Oficina de Introdução ao Mindfulness e gestão de stress para adolescentes
(especial foco no stress do exames)

(14 aos 18 anos)
1 vez por semana, durante 4 semanas,
Cada Sessão tem 120 minutos

Nesta formação para adolescentes, explora-se como os alunos podem usar a prática de Mindfulness para diminuir o stress, aumentar o foco e a atenção e cultivar hábitos saudáveis da mente, de maneira a que possam gerir as épocas de exames de forma mais tranquila e confiante.

A proposta é que estas sessões sejam um momento de pausa nas semanas tão atarefadas e que permitam aos alunos descomprimir: um tempo no qual eles aprendem mais sobre si mesmos, sobre como regular as suas emoções, adquirindo técnicas para conseguirem ter melhores resultados nos exames.

O uso da prática de Atenção Plena traz um apoio real a este jovens — não só durante os exames, mas já antes na preparação e mesmo depois com o stress da espera dos resultados.

Nesta Oficina os jovens descobrirão também ferramentas e competências específicas para gerir a ansiedade durante a preparação nas semanas antes, durante a realização do teste e nos dias a seguir.

Mergulharão também no fascinante mundo da neurociência aplicada à gestão do stress.

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Pais e filhos

Curso de introdução ao Mindfulness para Pais e Filhos

1 vez por semana, durante 4 semanas,
Cada Sessão tem 120 minutos

Este curso, estruturado de forma interativa, tem um formato único para pais e filhos (dos 8 aos 11 anos) com a intenção de desenvolverem um percurso de
crescimento e auto-conhecimento.

Esta aprendizagem será feita paralelamente em dois grupos: um de pais e outro de crianças com um formador especializado para cada um deles, o que propiciará, não só benefícios individuais, como pode também contribuir para uma relação mais consciente e terna entre eles.

Haverá no final de cada sessão, a oportunidade de se reunirem e praticarem em conjunto.

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Outros…

Treino de Atenção Plena para Atletas - individual ou Equipa

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Lab. de Comunicação Consciente Pais e Filhos

Estás cansado de tantos conflitos em família? Sentes que os teus pais não te escutam? Como podemos transformar conflitos em pontes de diálogo?

Relacionarmo-nos exige aprendizado e escuta, de si mesmo e do outro. Nem sempre será fácil. Mas podemos, juntos aprender novas estratégias de comunicação.
O que atrapalha a nossa comunicação? Vamos descobrir juntos?
O Lab.
Este laboratório, estruturado de forma interativa, tem um formato único para pais e filhos adolescentes com a intenção de desenvolverem um percurso de investigação, auto-conhecimento, crescimento e oportunidade de fortalecer relacionamentos através da prática da Atenção Plena e da Comunicação Consciente.  Em sete sessões, praticaremos exercícios e dinâmicas de escuta, diálogo e presença que nos ajudam a “desaprender e aprender” em companhia.

Ideal para famílias, pais e adolescentes dos 13 aos 18 anos que estejam a viver desafios na comunicação e que tenham desejo de investigar e testar caminhos.

Metodologia
  • Baseada nos princípios da Comunicação Não-Violenta e do livro Criar Filhos Compassivamente, de Marshall Rosenberg, e dos programas de Mindfulness e Mindful Self-Compassion, adaptados a realidade de jovens e adultos.
  • Exercícios individuais, em duplas e em trios, com dinâmicas e partilhas onde aprendemos juntos, na prática.
  • Aprendizado colaborativo e construído com base em jogos lúdicos e em reflexões em grupo.
  • Envio de material de apoio com áudios, vídeos, jogos e práticas para nos inspirar.
Benefícios esperados
  • Contribuir para uma relação mais consciente em família.
  • Fortalecer laços de confiança, curiosidade e abertura.
  • Aprender a expressar necessidades e fazer pedidos claros.
  • Aprender a escutar o outro e de dar escuta a si mesmo(a).
  • Transformar conflitos em oportunidades de diálogo e crescimento.

Co facilitadora : Fabiana Gomes é formada em Comunicação Social com pós-graduação em Antropologia. Pratica meditação e estuda o Dharma segundo a tradição Theravada há 18 anos. Serviu como presidente da Sociedade Budista do Brasil e residiu por seis meses em mosteiros em prática intensiva. Oferece cursos, retiros e atendimento pessoal com foco em trazer os ensinamentos do Dharma para a vida diária.

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Oficina (On-line) de introdução ao mindfulness
para crianças e pré-adolescentes

o curso

Este curso on-line de 8 semanas tem como intenção ensinar a desenvolver o foco, concentração, gestão das emoções e inteligência emocional (com impacto positivo no relacionamento consigo próprio e com os outros) através do treino da atenção.

Cada sessão semanal abrange temas diferentes. Por exemplo, aprender a utilizar a respiração como uma âncora da atenção, trabalhar o “músculo” da atenção e da concentração, descobrir as emoções e o cuidado de si e dos outros.

Nesta oficina para crianças dos 9 aos 13 anos, explora-se como os alunos podem usar a prática de Mindfulness para diminuir o stress, aumentar o foco e a atenção e cultivar hábitos saudáveis da mente, de maneira a que possam gerir as épocas de exames de forma mais tranquila e confiante.

A proposta é que estas sessões sejam um momento de pausa nas semanas tão atarefadas e que permitam aos jovens descomprimir: um tempo no qual eles aprendem mais sobre si mesmos, sobre como regular as suas emoções, adquirindo técnicas para conseguirem ter melhores resultados nos exames.

Por favor, faça a sua inscrição através do site.

 

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