O Programa de 6 ou 8 semanas para Escolas segue o Protocolo Mindfulness da Mindful Schools, EUA (www.mindfulschools.org) com diferentes formatos de implementação, adequados à realidade de cada escola, o Programa pode inserir-se no período regular de aulas durante 8 semanas ou ser aplicado como actividade extracurricular.
Cada sessão semanal é adaptada à idade dos alunos, abrange temas diferentes, como por exemplo, aprender a utilizar a respiração como uma âncora da atenção, trabalhar o “músculo” da atenção e da concentração.
A matéria aprendida é depois aplicada em sala durante o resto da semana com a ajuda do professor a quem são fornecidos os exercícios.
O curso começará sempre com uma sessão de apresentação aos professores do Programa de 8 semanas de maneira a que fiquem familiarizados com o mesmo. No final será enviado um Relatório de avaliação de resultados sentidos pelas crianças e Professores.
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Resultados observados:
(https://www.mindfulschools.org/aboutmindfulness/research/#reference-37)
Os objectivos deste curso são possibilitar que os professores experienciem a prática de mindfulness de maneira a sentirem o seu processo e benefícios, ao mesmo tempo dotando-os da formação e prática necessárias para se sentirem confortáveis no acompanhamento da implementação do curso para crianças ou adolescentes em sala.
Esta formação de mindfulness é dirigida a crianças e adolescentes de acordo com a sua faixa etária:
Grupo A - dos 8 aos 11 anos;
Grupo B - dos 12 aos 14 anos
tem como objectivos ensinar a desenvolver o foco, concentração, gestão das emoções e inteligência emocional (com impacto positivo no relacionamento consigo próprio e com os outros) através do treino da atenção.
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Nesta formação para adolescentes, explora-se como os alunos podem usar a prática de Mindfulness para diminuir o stress, aumentar o foco e a atenção e cultivar hábitos saudáveis da mente, de maneira a que possam gerir as épocas de exames de forma mais tranquila e confiante.
A proposta é que estas sessões sejam um momento de pausa nas semanas tão atarefadas e que permitam aos alunos descomprimir: um tempo no qual eles aprendem mais sobre si mesmos, sobre como regular as suas emoções, adquirindo técnicas para conseguirem ter melhores resultados nos exames.
O uso da prática de Atenção Plena traz um apoio real a este jovens — não só durante os exames, mas já antes na preparação e mesmo depois com o stress da espera dos resultados.
Nesta Oficina os jovens descobrirão também ferramentas e competências específicas para gerir a ansiedade durante a preparação nas semanas antes, durante a realização do teste e nos dias a seguir.
Mergulharão também no fascinante mundo da neurociência aplicada à gestão do stress.
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Este curso, estruturado de forma interativa, tem um formato único para pais e filhos (dos 8 aos 11 anos) com a intenção de desenvolverem um percurso de
crescimento e auto-conhecimento.
Esta aprendizagem será feita paralelamente em dois grupos: um de pais e outro de crianças com um formador especializado para cada um deles, o que propiciará, não só benefícios individuais, como pode também contribuir para uma relação mais consciente e terna entre eles.
Haverá no final de cada sessão, a oportunidade de se reunirem e praticarem em conjunto.
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Estás cansado de tantos conflitos em família? Sentes que os teus pais não te escutam? Como podemos transformar conflitos em pontes de diálogo?
Ideal para famílias, pais e adolescentes dos 13 aos 18 anos que estejam a viver desafios na comunicação e que tenham desejo de investigar e testar caminhos.
Co facilitadora : Fabiana Gomes é formada em Comunicação Social com pós-graduação em Antropologia. Pratica meditação e estuda o Dharma segundo a tradição Theravada há 18 anos. Serviu como presidente da Sociedade Budista do Brasil e residiu por seis meses em mosteiros em prática intensiva. Oferece cursos, retiros e atendimento pessoal com foco em trazer os ensinamentos do Dharma para a vida diária.
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o curso
Este curso on-line de 8 semanas tem como intenção ensinar a desenvolver o foco, concentração, gestão das emoções e inteligência emocional (com impacto positivo no relacionamento consigo próprio e com os outros) através do treino da atenção.
Cada sessão semanal abrange temas diferentes. Por exemplo, aprender a utilizar a respiração como uma âncora da atenção, trabalhar o “músculo” da atenção e da concentração, descobrir as emoções e o cuidado de si e dos outros.
Nesta oficina para crianças dos 9 aos 13 anos, explora-se como os alunos podem usar a prática de Mindfulness para diminuir o stress, aumentar o foco e a atenção e cultivar hábitos saudáveis da mente, de maneira a que possam gerir as épocas de exames de forma mais tranquila e confiante.
A proposta é que estas sessões sejam um momento de pausa nas semanas tão atarefadas e que permitam aos jovens descomprimir: um tempo no qual eles aprendem mais sobre si mesmos, sobre como regular as suas emoções, adquirindo técnicas para conseguirem ter melhores resultados nos exames.
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